Estilo Neogótico

IgrejaNSConceiçãoSJose25_edited.jpg
OQUE É
Neogótico

Neogótico é a denominação de um estilo de arte que ocorreu no século XIX e começo do século XX, trazendo de volta as características do estilo Gótico da última fase da Idade Média (século XII-XIV) na Europa. Assim é considerado um revivalismo do gótico. Alguns autores o consideram parte do ecletismo. 

Com o neogótico, toda a riqueza e luz do estilo gótico é revivida especialmente na arquitetura, chegando inclusive até o Brasil. Fisicamente a luz vai ter um papel de importância crucial no interior de uma catedral, difundida através dos grandes vitrais numa áurea de misticismo, com sua carga simbólica reforçada pela acentuação do verticalismo. 

As características do estilo artístico neogótico na arquitetura são, portanto, as mesmas do Gótico, que foi um estilo considerado uma evolução do estilo Românico. As principais características são: verticalismo dos edifícios; utilização de arcos de volta quebra - arcos ogivais; janelas predominantes - vitrais; rosáceas, paredes mais leves e finas; contrafortes em menor número; torres ornadas por rosáceas; consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; abóbada de nervuras.