Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
Rua Benjamin Constant, 42 - Glória

Inaugurada em 1908, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus é uma bela construção com tendências francesas góticas, com o marcante toque de linhas desde o chão até o teto. Possui seu altar principal com a imagem do Sagrado Coração de Jesus na parte superior, com dois anjos a cada lado do sacrário, que tem em sua porta dourada a imagem do corpo e sangue sacramentado e um coração em sua parte superior, encrustado na pedra.    

Nas suas paredes existem texturas diversas com o tema do Sagrado Coração, algumas representações do círio pascal e no teto vemos o céu azul com os querubins. O púlpito hoje utilizado é feito em mármore. Ao lado esquerdo existe uma porta  que dá acesso à capela. No lado direito tem outra porta que dá acesso à sala de cumprimentos.

Um pouco em frente ao altar existem dois púlpitos elevados,  onde se encontram imagens de dois anjos com luminárias nas mãos. Existem 6 altares laterais, com as imagens do Imaculado Coração de Maria, São José,  São Miguel Arcanjo, Sant'Anna,  São Luiz Gonzaga e Santa Inês.


Na parte superior podemos ver 10 vitrais com imagens de santos.  Santa Marianna, São Vicente de Paulo,  Santa Josefina, Santa Teresa de Jesus (d´Ávila) Santa Luisa, Santo Antônio de Pádua,  Santa Maria Madalena, Santa Genoveva, Santa Helena e Santa Efigênia.


Os últimos dois vitrais se encontram no espaço do coreto, que abriga um belo órgão de tubos e tem a imagem do Sagrado Coração pintado em sua parede atrás. O portal da Igreja é de madeira entalhada  com a imagem da Sagrada Eucaristia nas duas espécies e os apóstolos acima destas, representados pelas imagens dos animais. 

Existe um outro portal em madeira de lei, como uma porta interna  para não haver uma visualização direta da rua. Também há uma porta lateral à direita que dá acesso à rua. À esquerda exite um pequeno espaço com uma pia batismal.

Os restos mortais do Monsenhor Lapenda se encontram embaixo desta pia batismal. A capela, que fica no lado esquerdo da Igreja, possue diversas imagens, que recebe os fiéis para  os grupos de oração. A sala de cumprimentos já foi outrora uma capela que abrigava o tabernáculo, no início de sua construção.

 

A secretaria fica em uma das salas da parte posterior da Igreja. A torre da Igreja tem dois sinos e possui também dois vitrais, um no alto, mais próximo dos sinos com o mosaico do Sagrado Coração e outro um pouco abaixo, na altura do coreto, com a imagem de Santa Margarida Alacoque em frente de Jesus Cristo com o Sagrado Coração exposto em seu peito.

Nas décadas de 80 e 90 a Igreja acolhia fiéis de língua chinesa, porém, com a morte do Padre José, o Centro Cultural Chinês mudou de endereço. A Igreja já abrigou a Primeira Sede Bandeirante do Brasil.  A Igreja emprestou uma parte de seu terreno em 1927, se tornando, até 1958, endereço oficial da Federação Brasileira de Bandeirantes - FBB.


O símbolo delas não negam o amor ao Sagrado Coração: uma corda que forma um círculo com uma flor dentro e o Sagrado Coração no meio. Elas ficavam no local onde hoje é o estacionamento da Igreja.


A infraestrutura da Igreja ainda conta com um casarão de estilo pós colonial, para o uso das diversas pastorais.