Basílica da Imaculada Conceição

Praia de Botafogo 266 – Botafogo; Rio de Janeiro, RJ

Em 1886, foi lançada a pedra fundamental para construção da capela do Colégio Imaculada Conceição (organização das Irmãs vicentinas, filhas da Caridade de São Vicente de Paulo), sendo esse inaugurado em 1884. Em 1892, foi inaugurada a capela.

Em 1960, foi criada a Paróquia da Imaculada Conceição e transformada de Capela em Matriz. Em 2002, a Matriz foi elevada à condição de Basílica Menor da Imaculada Conceição.

Templo:

A Igreja tem um estilo neogótico, foi inaugurada em 1881, com projeto do padre Clavelin. Sua fachada em bloco único, é dividida em três segmentos com pilares, cujo topo é ornamentado por pináculos. A porta da entrada possui ogivas alongadas em arquivoltas, e na lateral encontram-se janelas duplas em ogivas alongadas. Tanto a porta quanto as janelas são encimadas por frontão triangular. Sobre o frontão da porta encontra-se uma rosácea lembrando as vinte e quatro consagradas ao Coração de Jesus, característica desse estilo.

Acima sobressai a torre com terminação piramidal encimada por uma cruz e ao centro dela encontra-se um nicho com a escultura do Senhor Jesus sob duas janelas geminadas ogivais. Na porta, em madeira trabalhada, encontra-se um medalhão com um crucifixo sobre um coração em chamas com a inscrição

Charitas Christ Urget Nos (A caridade em Cristo nos impulsiona); descendo alguns degraus na parte da frente, encontram-se dois anjos de cada lado. Na entrada, encontra-se o quebra-vento, em madeira trabalhada com vitrais em arco ogival, com a imagem da Virgem ao centro e símbolos sacros nas laterais.

A nave é dividida por arcos sustentados por colunas em mármore róseo, onde estão os altares laterais. Nas paredes laterais e no altar–mor encontram-se trinta e dois vitrais. No altar-mor, os vitrais possuem as imagens de Santa Catarina Labouré ajoelhada aos pés de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

à direita; Santa Margarida Maria adorando o Coração de Jesus ao centro; e Santa Bernadete contemplando a Imaculada Conceição, à esquerda. Os vitrais do lado esquerdo da nave representam os mistérios de Jesus, Maria e José. Os vitrais da direita da nave representam os mistérios de Jesus. A igreja possui altares laterais representando a partir da entrada, à direita, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, em tamanho natural, vinda da França. À esquerda há um confessionário de madeira e um púlpito em mármore decorado.